CASES

PILAR: SAP | OPERAÇÕES

SERVIÇO: SAP: PROJETOS - IMPLEMENTAÇÃO SAP, OPERAÇÕES: AMS - SUPORTE SAP

A necessidade do Grupo Herval de implementar o SAP nasceu da expansão comercial da companhia. Por se tratar de uma empresa com cinco milhões de clientes, mais de seis mil colaboradores e atuante em dezesseis segmentos distintos, havia um grande gap na consolidação das informações do grupo, oriundos também de muitos processos manuais.

Um dos maiores cases de SAP da atualidade, vencedor do ASUG Impact Awards 2016, a implementação do SAP ECC no Grupo Herval permitiu a integração de todos os processos em uma única plataforma tecnológica, trazendo governança, padronização, agilidade, permitindo o crescimento sustentável dos negócios da companhia. A partir da estratégia de implementação em ondas, a primeira fase contemplou Backoffice e Recursos Humanos e a segunda Indústria, tendo sido definida a partir da metodologia ASAP.

Pela primeira vez no Brasil, foi feita a implementação completa do módulo TM (Transportation Management) consolidando-se como o mais completo TM configurado no país, integrado à ferramenta GRC Inbound para a automatização dos pedidos e cálculos de fretes. O TM trouxe melhorias em toda a logística de distribuição, por meio de otimizações nos processos de planejamento, execução e controle na expedição de mercadorias vendidas e no recebimento de mercadorias compradas pela Herval.

O MDG (Master Data Governance) também foi implementado de forma pioneira no país, para padronização do processo de gestão de cadastros, trazendo maior governança, controle e SLA’s no cadastramento e gestão de dados mestres de clientes, fornecedores e materiais. Outro ponto de destaque foi o tratamento do cálculo de custos de fretes considerando os impostos brasileiros.

Com suporte da ferramenta SOLMAN, houve a conciliação das atividades do projeto de implementação com a de sustentação SAP em N2 e N3 para modelo AMS. Além de reduzir backlog e tempo de abertura de loja, o Grupo Herval obteve expressivas melhorias na agilidade dos processos e no atendimento ao cliente.

Ainda como benefício da implementação do SAP, no final de 2015 o cliente recebeu a certificação Centro de Expertise SAP para o Centro de Competência SAP. A empresa foi a primeira no Rio Grande do Sul a receber o título que, até hoje, só foi concedido a 23 empresas na América Latina.