Notícias

DevOps: O que é e como ele pode contribuir para a sua empresa? | Adriano Righi

É fato que a tecnologia avançou muito nos últimos anos e provocou grandes mudanças na sociedade e nas empresas. Embora todas essas mudanças sejam ótimas para as organizações e seus clientes, elas também estão criando desafios imprevistos para a área de TI em todo o mundo.

Com a crescente demanda por desenvolvimento de softwares, atualizações instantâneas e comunicações em tempo real, as empresas de TI precisaram mudar seu paradigma de operações, passando a ter um olhar mais crítico e voltado para a aplicação de mudanças rápidas, pensando nas tarefas de operações e desenvolvimento de forma integrada, chamado como DevOps.

DevOps não é baseado em metodologias e processos rigorosos, mas sim em princípios profissionais que buscam o trabalho colaborativo nas áreas da empresa, quebrando os conhecidos silos organizacionais. Os princípios norteadores do DevOps incluem cultura, mediação, automação e compartilhamento.

A cultura DevOps prega pela simplificação de processos, tornando o fluxo de trabalho menos oneroso e burocrático, trazendo rápidas adaptações às mudanças e a redução de esforços de entrega. Em conjunto com essa simplificação, está presente a automação de tarefas, como testes e deploys (entrega do software para o usuário final), o que garante qualidade e agilidade nas entregas.

Diversos são os benefícios, como confiabilidade, eficiência, redução de riscos, agilidade e principalmente a colaboração entre equipes, gerando soluções inovadoras e melhores resultados para a empresa.

Portanto, é notável que DevOps vem para mudar a cultura de que cada área da empresa opere de maneira individual, fazendo com que as áreas de gestão, processos e informações sejam bem mais integradas ao todo e com um objetivo em comum: o sucesso da organização.

Os comentários estão encerrados.