Notícias

Então, o que é Salesforce? | Renan Rocha

Então, o que é Salesforce?

O Salesforce foi originalmente criado e comercializado como software de CRM (Customer Relationship Management ou Gerenciamento de Relacionamento com o cliente), de simplificar a rotina das empresas, gerenciando suas operações e capacitando suas equipes de vendas. A solução, foi desenvolvida pela empresa Salesforce, reconhecida como a quarta maior empresa de software do mundo.

Com a evolução da tecnologia e as novas demandas do mercado, o Salesforce evoluiu para um conjunto completo de aplicativos de negócios que permitem às organizações vender, atender e comercializar tudo a partir da nuvem.

Embora o Sales Cloud (CRM) ainda seja seu principal produto, o portfólio atual do Salesforce inclui:
Sales Cloud – “Venda de maneira mais inteligente e rápida com a solução de CRM número 1 do mundo”. Pense em leads, oportunidades, contas e contatos.

Service Cloud – “Suporte todo cliente. A qualquer momento. Em qualquer lugar.” Pense na prestação de serviços, no suporte ao cliente, nos serviços de campo, no helpdesk de TI e nos call centers.

Marketing Cloud – “O futuro do marketing é uma jornada de um para um.” Pense em automação de marketing.

Community Cloud – “Reimagine clientes, parceiros e funcionários”. Pense em portais da Web personalizáveis que acompanham dados de vendas, serviços e marketing.

Analytics Cloud – “Obtenha análises em qualquer dado, de qualquer dispositivo”. Pense em business intelligence, e relatórios e painéis robustos.

App Cloud – “Crie aplicativos rapidamente. Crie negócios com mais rapidez”. Pense Microsoft Access, mas baseado na web e muito mais impressionante. Esta é a minha “nuvem” favorita, pois posso literalmente construir qualquer coisa que um cliente possa precisar.

IoT Cloud – “Repense a Internet das Coisas”. Pense em uma plataforma para conectar dispositivos inteligentes, ou seja, equipamentos implantados em locais de clientes que se conectam a um hub centralizado, através do qual você agora pode gerenciar e gerar relatórios.

Embora o Salesforce tenha uma oferta de várias soluções, quando a maioria das pessoas falam em Salesforce, elas geralmente estão se referindo ao produto Sales Cloud CRM.

O que o Salesforce faz?

Com o Salesforce, é possível atender praticamente a qualquer necessidade do cliente. Mesmo abrangendo desde o gerenciamento de vendas até a execução de uma grande empresa, as soluções mais utilizadas são:

Acompanhamento de campanhas – pronto para uso, o Salesforce oferece suporte ao rastreamento à de campanhas de marketing, acompanhando de onde vem os leads e o desempenho das campanhas. Os usos mais comuns para campanhas são o rastreamento de leads gerados a partir de campanhas publicitárias de pagamento por clique ou de eventos como webinars ou conferências. As campanhas permitem que você relate o ROI (Retorno sobre investimento), tornando visível o que está funcionando e merece investimento, e o que pode ser descartado.

Capturando Leads – É muito fácil conectar praticamente qualquer fonte de geração de leads, para que novos leads entrem automaticamente no Salesforce, sem qualquer entrada manual dos representantes de vendas. As fontes de leads mais comuns são: submissões de formulários de sites, bate-papo de sites, telefonemas, mensagens de texto, eventos, webinars, conferências, seminários, entre outros.

Atribuindo leads – O Salesforce permite configurar regras de atribuição robustas, para que novos leads sejam distribuídos automaticamente para seus representantes de vendas com base na lógica que você o cliente decidir.

Nutrir os Leads – Nem todos os leads são fáceis de avançar, alguns precisam de cuidados adicionais para aquecê-los. O Salesforce permite que você mantenha contato com leads frios automaticamente por meio de regras de incentivo de leads.

Oportunidades – Depois de perceber que um lead tem algum potencial, basta convertê-lo em uma oportunidade. A partir daí o Salesforce oferece várias ferramentas para executar em seu processo/ciclo de vendas e fazer um acordo do início ao fim.

Geração de cotações e propostas – Gere facilmente cotações e propostas, a partir de dados armazenados no Salesforce, e envie para clientes em potencial com o clique de um botão. Além disso, com o complemento Steelbrick CPQ (agora pertencente à Salesforce), você pode levar as informações ainda mais longe, suportando as necessidades mais complexas de cotações em dinheiro.

Gerenciando contatos e contas – O Salesforce fornece um local centralizado para armazenar todos os seus contatos e contas para clientes, fornecedores, parceiros, entre outros.

Com o aplicativo Salesforce disponível para Outlook e Gmail, é possível a sincronização dos contatos, da mesma forma para a versão do aplicativo móvel, podendo sincronizar os contados do Salesforce com o smarthphone ou tablet.

Suporte ao Cliente – O Salesforce Sales Cloud é fornecido com um recurso de casos (conhecido por alguns por “chamado”) que permite rastrear e resolver solicitações de clientes. Se as suas necessidades de suporte ao cliente forem mais robustas, ou se você operar uma empresa de serviços, provavelmente desejará procurar no Salesforce Service Cloud a prestação de serviços e suporte.

Relatórios – Conforme você trabalha no Salesforce, dia após dia, sua a empresa começará a gerar muitos dados úteis. O Salesforce vem com uma incrível ferramenta de relatórios fácil de usar, para ajudá-lo a extrair insights cruciais desses dados.

App Exchange – Embora não seja nativo do Salesforce, é possível realizar, por exemplo, as seguintes atividades comuns, com complementos da loja de aplicativos Salesforce (App Exchange).

• Contratos e Contratos de Assinatura Eletrônica – O Salesforce suporta a maioria dos serviços de assinatura eletrônica, como o Adobe EchoSign ou o Docusign. Isso permite o envio de pedidos, propostas, contratos, entre outros, para assinatura eletrônica, com o clique de um botão. Os melhores benefícios são a possibilidade de mesclar dados do Salesforce em um contrato, bem como atualizar o Salesforce a partir de informações inseridas em um contrato por um signatário. Por fim, é possível também automatizar atividades, depois que um documento é assinado. Imagine criar e enviar automaticamente uma fatura quando um cliente assinar uma transação ou automaticamente gerar e enviar pedidos de compra a fornecedores, assim que um cliente assinar um pedido. Soluções poderosas!

• Processando Pagamentos – Para muitos clientes, é possível instalar um dos complementos do processamento de pagamentos, que permite aferir pagamentos com cartão de crédito e bancários diretamente no Salesforce. Isso é especialmente útil para empresas de software ou para aqueles que cobram por seus produtos e serviços de forma recorrente. O Salesforce Além disso, permite a programação de tarefas recorrentes para processar pagamentos automaticamente.

Claro, existem muito mais aplicativos disponíveis, entre pagos e gratuitos. O objetivo de apresentar os exemplos acima, é mostrar como já existem ferramentas poderosas criadas, que auxiliam automatizando processos e prevenindo possíveis falhas.

Quem usa o Salesforce?

Apesar do Salesforce ser implementado em praticamente qualquer tipo de organização, ele é normalmente utilizado por representantes e gestores comerciais, em empresas com fins lucrativos de diversos segmentos. Surpreendentemente, você também encontrará o Salesforce impulsionando muitas das organizações mais importantes e sem fins lucrativos do mundo. O Salesforce.org é o pilar sem fins lucrativos, que cria e mantém uma versão específica do Salesforce, chamada de “Non-Profit Starter Pack”. Esse pacote inicial fornece o conjunto exclusivo de recursos necessários para a maioria das organizações sem fins lucrativos, a fim de simplificar as operações do dia-a-dia.

Confira abaixo algumas das organizações e instituições globais, que utilizam o Salesforce:

Com fins lucrativos:

• Google
• Cisco Networks
• ADP
• Coca-Cola
• Western Union
• Philips
• Herman Miller
• TOMS Shoes
• Virgin America
• American Expres

Sem fins lucrativos e Instituições de Ensino:

• American Red Cross
• Susan G. Komen
• DonorsChoose.org
• Code.org
• Kiva
• Georgetown University
• Harvard Business
• Teach For America
• QLife
• Columbia Business School

Em resumo, para aqueles que estão descobrindo o Salesforce, espero que este artigo tenha sido útil para ajudar a conhecer e compreender o software e suas diversas possibilidades de atuação na área de vendas, e principalmente, respondido à sua pergunta “Então, o que é o Salesforce?”.

Os comentários estão encerrados.