Blog

Escrevendo interfaces com React | Guilherme Zordan

O React é a biblioteca JavaScript desenvolvida pela equipe do Facebook para desenvolvimento de interfaces de usuário.

Em comparação com os maiores players do mercado neste segmento – Vue.js e Angular – o React destaca-se por ter uma proposta modular e escalável, onde cada pedaço da tela é um componente independente, assim como as funcionalidades da aplicação.

Outros destaques do React em relação a outras bibliotecas comuns para desenvolvimento de front, é o fluxo unidirecional das informações e a implementação de alguns aspectos da programação funcional. Enquanto no Angular e no Vue, a atribuição de valor para variáveis repercute em uma alteração instantânea em todos os lugares da aplicação onde elas se apresentam, no React isto não ocorre.

A mudança visual na interface só ocorre através do disparo de funções de callback; por esta razão é que o React oferece uma performance ímpar em tempo de execução. Sua curva de aprendizado, porém, é um tanto íngreme, mas ao longo do tempo, prova-se como alternativa valiosa para criação de interfaces tanto para web quanto mobile.

Agora você já conhece os fundamentos básicos de uma das maiores bibliotecas para desenvolvimento front-end da atualidade, você tem a possibilidade de aprimorar o seu conhecimento no assunto.

Os comentários estão encerrados.