Novidades

Meta promove a 9ª edição do Programa Jovem e Tecnologia

A Meta tem investido, desde 2010, na formação e qualificação de jovens da região central do Rio Grande do Sul.

Hoje 20% dos colaboradores técnicos no Centro de Excelência da empresa, localizado a 30 km de Santa Maria, foram contratados pelo Programa.

O Programa Jovem e Tecnologia, que já formou mais 500 alunos em sete anos de existência, chega a sua 9ª edição no próximo mês, propiciando aprendizado e formação em Tecnologia da Informação para jovens do interior do Rio Grande do Sul. Somente no ano passado foram mais de 1500 inscritos e 80 jovens formados.

A partir desta semana alunos das escolas estaduais dos municípios de Agudo, Faxinal do Soturno, Restinga Seca e São João do Polêsine poderão se inscrever para participar do programa, que oportuniza jovens dos 8º e 9º anos do ensino fundamental e de todos os anos do Ensino Médio a desenvolverem seu potencial na área da tecnologia, em uma região que tem a agricultura como principal atividade.

A Fundação Antonio Meneghetti, junto com a Fundação Lemann e a Antonio Meneghetti Faculdade (AMF) são as parceiras do Grupo Meta para a execução do programa, sendo que as aulas são ministradas nas próprias escolas e na AMF. As disciplinas de inglês e de atitude empreendedora estão presentes em todas as fases, além de conteúdos como scratch (linguagem de programação visual), wordpress, criação de jogos de lógica virtual e aplicativos para celular. Não há custo para os participantes, que também contam com transporte gratuito para as aulas que acontecem fora de suas instituições de ensino regular.

Além das aulas conceituais, os participantes adquirem novos conhecimentos de forma prática, por meio dos desafios propostos ao longo do programa, aplicando tanto a formação conceitual, quanto as habilidades práticas. Nas últimas edições os alunos desenvolveram jogos para desktop, aplicativos para smartphones e sites.

“O Jovem & Tecnologia, além de ser um projeto de formação técnica, é também um agente transformador da realidade para estes jovens, que por meio do programa descobrem o universo da TI como alternativa de carreira e de vida. Atualmente 20% dos colaboradores técnicos do nosso Centro de Excelência foram contratados pelo Jovem & Tecnologia”, afirma Claudio Carrara, Vice-presidente de Gestão e Pessoas da Meta.

Os alunos do Programa que se tornam colaboradores do Grupo Meta têm a oportunidade de atuar em projetos nacionais e internacionais, os quais a empresa atende em seu Centro de Excelência. Um deles é Eduardo Giacomini Cirolini, natural de São João do Polêsine, participante da 2ª edição do Jovem & Tecnologia e hoje desenvolvedor ABAP, que reitera o impacto do Programa para os jovens da região “Minha vida mudou muito desde quando tive acesso ao programa, que abriu as portas para que eu começasse a trabalhar com TI, no Grupo Meta. Mesmo estando familiarizados neste meio tecnológico, os jovens não têm noção do uso dessa tecnologia como ganho de vida e é aí que entra o J&T. Esse programa mostra um lado da tecnologia ao qual não temos acesso, e foi esse lado que me fez seguir na carreira de TI”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os comentários estão encerrados.