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BPO e RPA nos processos digitais das empresas

Soluções de BPO e RPA aceleram a transformação digital corporativa

BPO e RPA nos processos digitais das empresas

31/10/2022
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Automatização dos processos de negócios

 

O mundo dos negócios – agora, realizados em ambientes digitais, virtuais e em tempo real – é dinâmico e evolui constantemente. A acentuada transformação digital e a terceirização de processos de negócios prometem mudar, para melhor, a maneira como trabalhamos e vivemos. Trata-se de um cenário experimentado à escala mundial, em que a tecnologia e a sua praticidade estão muito mais ao alcance das pessoas. Vamos falar de BPO e RPA!

Ao ampliar a visão sobre o panorama dos negócios, sabe-se que uma apurada revisão sobre os processos e operações dos negócios é capaz de fomentar uma profunda transformação corporativa. Assim, estimula-se ambientes de trabalho mais colaborativos, cujo aumento da produtividade é evidente, tornando o ambiente de trabalho mais satisfatório e, essencialmente, muito mais inovador.

Nesse contexto, investir na automação de processos, sejam estes de negócio ou operacionais, faz com que as empresas de todos os segmentos dinamizem as suas atividades, incluindo todos os seus departamentos.

 

Tipos de desenvolvedores de RPA, segundo UiPath

Isso porque, mais do que um fim em si mesmo, a Robotic Process Automation e o Business Process Outsourcing servem como ferramentas que estabelecem novos parâmetros de crescimento organizacional e derrubam diversos paradigmas em relação às tarefas repetitivas que, devido a tais tecnologias, já podem ser realizadas através de soluções tecnológicas de ponta.

A próxima etapa na evolução dos negócios corporativos passa pela tecnologia e de que maneira esta pode transformar a qualidade laboral e de produção de lideranças e colaboradores da sua organização.

 

Tecnologias de automação: alavancando os negócios digitais

 

Os negócios (e a vida) já são mais digitais. Tecnologias antes relegadas ao imaginário da ficção científica são uma realidade atualmente. Do e-commerce aos bancos digitais, experimentamos no cotidiano uma ampla transformação tecnológica onde os “bots” (ou robôs) digitais são capazes de realizar tarefas entediantes e repetitivas, para que as pessoas ganhem mais tempo para desenvolver as suas atividades favoritas.

Para contribuir com essas operações nos ambientes digitais e virtuais, as novas tecnologias têm um papel fundamental: aprender a desenvolver tarefas para beneficiar a vida das pessoas.

Das novas tecnologias no mercado, a Robotic Process Automation (ou Automação Robótica de Processos) permite que robôs previamente programados executem exaustivos processos e tarefas repetitivas. Com isso, o tempo empregado em atividades monótonas ganha um novo valor, sendo investido em demandas organizacionais que exigem o emprego de criatividade e esforços renovados para gerar novas ideias e produtos, preferencialmente para impactar os diferentes e novos mercados consumidores.

 

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Benefícios do RPA

 

Atualmente, notamos a aplicação do RPA em indústrias dos mais diversificados tipos: de bancos à saúde, passando pelo setores de educação, energia e de seguros. A Robotic Process Automation agrega valor às mais complexas operações a serem desenvolvidas, como parte das estratégias de negócios digitais.

Em complemento às atribuições de colaboradores humanos, os “bots” são capazes de desempenhar as seguintes funções em relação às atividades repetitivas:

 

  • Desempenhar trabalhos previamente determinados;
  • Exercer autonomia dentro de sua configuração ou programação prévia;
  • Podem ser avaliados qualitativamente e quantitativamente;
  • São responsáveis pela sua produtividade;
  • São continuamente aprimorados para obter mais aprendizado por meio do Machine Learning;
  • São considerados ativos empresariais e com baixo custo de implementação.

 

Sendo assim, as soluções de RPA “liberam” lideranças e colaboradores para exercerem trabalhos vinculados ao planejamento e execução de estratégias empresariais, que agregam valor às atividades desenvolvidas no interior das organizações.

A simplicidade de implementação do RPA (a depender da complexidade do problema a ser resolvido) gera instâncias de colaboração mútua entre diferentes áreas de uma organização. Assim, as companhias fortalecem os seus aspectos organizacionais, gerando maior valor à sua própria governança e a todos os processos desenvolvidos no interior de sua corporação.

Dessa forma, o RPA contribui para gerar novos cargos e funções corporativas para empresas que avançam rapidamente em direção à sua própria transformação cultural e digital.

 

Como funciona um BOT

 

Business Process Outsourcing (BPO): considerações na hora da implementação

 

A crescente demanda por soluções de backoffice vem transformando o cotidiano dos setores de Recursos Humanos e áreas contábeis, das empresas nacionais e internacionais. Para agregar valor às operações e processos, o BPO oferece produtos digitais de primeira linha que otimizam a gestão de executivos de negócios e suas equipes de trabalho.

Ao usufruir das capacidades do BPO aplicado aos negócios, as empresas potencializam o desenvolvimento de novos produtos e serviços, que se traduzem em ampliação e evolução no que diz respeito às demandas dos mercados de negócios.

Ainda sobre o Business Process Outsourcing, é consenso entre especialistas que quanto mais cedo se adotam as parcerias em terceirização de processos de negócios, ampliam-se substancialmente os níveis de atendimento a clientes e maturidade digital de uma organização.

Veja mais no estudo da Gartner: “Magic Quadrant for Customer Service BPO”

Em termos de negócios, o BPO permite que as empresas extraiam uma série de aprendizados em gerenciamento de negócios, que, hoje em dia, são mais digitais, ao mesmo tempo em que se ganha em competitividade diante de potenciais concorrentes. As empresas, portanto, evoluem a partir da dinâmica decorrente da colaboração de equipes multidisciplinares orientadas a resolução de desafios e desenvolvimento de novos produtos e soluções digitais.

Destaca-se também a importância de contar com parceiros de peso no momento de escolher o melhor provedor de serviços de BPO.

No momento de implementar soluções de Business Process Outsourcing e inerentemente ao aprendizado organizacional, as empresas devem buscar:

 

  • A compreensão de que o backoffice é como uma empresa no interior da própria organização;
  • A identificação das capacidades internas para o desenvolvimento de portfólios de produtos digitais;
  • O alinhamento das estratégias de terceirização com as estratégias de negócios internas;
  • Seguir um criterioso método de terceirização de processos de negócios, através de parcerias que permitam a evolução da companhia e que agreguem valor às operações e aos processos.

 

Pelo BPO, as organizações também se beneficiam com uma profunda transformação em termos de serviços de negócios. Isto também aumenta as capacidades funcionais e de qualidade técnica da companhia, que tem como finalidade marcar a sua presença em potenciais novos mercados de atuação. É a tecnologia possibilitando, de fato, a realização dos novos negócios digitais.
Temos bons 

 

O futuro do BPO e RPA

 

À medida que surgem novas tecnologias, a Inteligência Artificial soma-se aos produtos tecnológicos que já implementam o Machine Learning no desenvolvimento e elaboração de APIs, softwares e sistemas destinados ao uso empresarial.

Para além da redução de custos operacionais, o futuro é de crescimento exponencial para a tecnologia de automação. No entanto, sempre deve ser considerado que o RPA (Robotic Process Automation) e o BPO (Business Process Outsourcing) vêm para contribuir com a evolução das companhias que almejam seguir crescendo para a conquista dos novos mercados de negócios digitais.

 

Porque automatizar processos na sua organização com BPO e RPA

 

Durante os últimos anos, a aceleração tecnológica vem transformando por completo o mundo dos negócios. O futuro das empresas passa pelo digital.

Para seguir evoluindo no desenvolvimento de novas estratégias de negócios, as ferramentas de automação da Meta potencializam as organizações de todos os segmentos.

Como especialista em tecnologia, a Meta é capaz de assegurar a melhor e mais eficiente implementação e integração das novas tecnologias aplicadas de Inteligência Artificial ou Machine Learning.

As nossas equipes contam com experts de TI e processos de negócios, que levam até a sua empresa ou organização as mais efetivas ferramentas de RPA disponíveis para o mercado de Business Process Outsourcing. Na Meta, somos especialistas em automação de processos empresariais no Brasil para a sua evolução e da sua empresa.

 

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A Meta conduz organizações na conquista da maturidade digital dos seus negócios. É uma consultoria com mais de 30 anos de mercado e 3 mil colaboradores, com atuação global, e que entende a importância da aceleração dos resultados para manter os negócios relevantes em um mercado cada vez mais competitivo. A Meta oferece às organizações as soluções tecnológicas de transformação digital mais adequadas aos modelos e necessidades dos negócios e inspira uma mudança cultural – de ponta a ponta – gerando receita, reduzindo custo, e acima de tudo, valorizando as pessoas como principal capital dessa transformação.