Blog

Business Agility: simbolizando a evolução corporativa

Práticas de Business Agility entregam novo olhar sobre a cultura corporativa.

Business Agility: simbolizando a evolução corporativa

21/05/2022
Compartilhe:

Evolução corporativa por meio da metodologia ágil.

 

Os atuais cenários culturais, econômicos e tecnológicos demandam soluções mais elaboradas e dinâmicas, sob o formato de verdadeiras plataformas que sirvam de base para a execução de modelos de negócios estrategicamente planejados.

Para enfrentar os desafios dos novos ciclos de crescimento, toda organização corporativa deverá passar por processos de transformação a fim de estabelecer novas maneiras de gerar valor em seus processos e operações.

Neste sentido, é necessário entender qual é o papel das metodologias ágeis e das novas tecnologias incipientes para concluir se, de fato, as organizações estão dispostas a seguir a trilha da evolução para entregar valor com os seus produtos e/ou serviços, a curto, médio e longo prazo.

“A nova economia digital, decorrente da Transformação Digital, não é somente sobre tecnologia, tem a ver também com uma nova maneira de pensar, um novo mindset; não adianta ‘mudar o caminho’, temos que mudar a forma de caminhar”, afirma Dian Costa, Head de Agilidade e Transformação Digital da Meta.

Em outras palavras: ao optar pelo Mindset Ágil, as empresas precisam estar abertas ao compromisso de evoluir. Ao agregar valor para o cliente, as organizações podem ser identificáveis como companhias inovadoras e disruptivas, sempre dispostas a agradar os seus consumidores e conquistar novos mercados.

 

Adquirindo uma mentalidade Lean-Agile

 

De forma objetiva, o Lean-Agile mindset compreende a combinação de crenças, valores e ações de líderes corporativos que adotam os conceitos do Manifesto Ágil e o pensamento Lean para aplicá-los no seu cotidiano.

Este mindset fornece uma estrutura conceitual, que serve como fundamento para validar e aplicar os princípios e as práticas do SAFe (Scaled Agile Framework).

Ao mesmo tempo, o Lean-Agile mindset é capaz de otimizar a cultura corporativa para abrir espaço ao desenvolvimento e à implantação do Business Agility.

Além disso, fornece às lideranças um conjunto considerável de ferramentas para uso prático em processos de transformação corporativa. A tomada de decisão torna-se desburocratizada, acelera o desenvolvimento e entrega de soluções.

Para adotar um novo mindset, parte-se do pressuposto de que as novas habilidades (no caso de sistemas tecnológicos, features ou novas funcionalidades) podem ser assimiladas e desenvolvidas se forem mediadas pelo esforço em sua compreensão.

Em termos de Transformação Digital, o mindset aplicado à escala empresarial indica que mudanças culturais significativas ocorrem à medida que lideranças e colaboradores contribuem por meio do esforço em conjunto, sempre atrelado às estratégias que visam o desenvolvimento pessoal. 

Dito de outra forma, o Business Agility pode ser visto como uma ferramenta ágil, que permite dar escalabilidade aos negócios ao mesmo tempo em que gera oportunidades em nível individual e profissional.

 

O que é Agilidade

 

Para responder a esta questão, é importante compreender como opera uma equipe ágil corporativa. Um time de Agile trabalha de maneira diferente em relação às tradicionais e burocráticas cadeias de comando. 

Na verdade, eles se adaptam melhor a ambientes que se distinguem pela tendência à inovação. Nestas equipes, a tomada de decisões é compartilhada para beneficiar a empresa como um todo e não somente um setor específico.

Vale ressaltar que o conceito de inovação também pode ser entendido como a criatividade para rentabilizar os negócios. Ao praticar a inovação, podem-se otimizar as soluções para os clientes, os processos de negócios e a tecnologia aplicada em todas as operações.

Com o propósito de aproveitar uma tendência de mercado ou oportunidade, uma organização pode estabelecer e “empoderar” esses pequenos times de transformação ágil (de três a nove pessoas) para escalar rapidamente um ou mais projetos de alto impacto estratégico.

Geralmente, as equipes ágeis possuem membros que detêm conhecimentos multidisciplinares e que são disponibilizados em formato de “habilidades necessárias” para complementar de forma assertiva a execução das tarefas a serem desenvolvidas.

Assim, a Agilidade é o reflexo de uma atitude, um mindset ou uma mentalidade que é marcadamente inclinada ao trabalho colaborativo e ao sucesso da organização em sua totalidade. E mais, para especialistas em gestão de projetos, o Business Agility é também um sinônimo para a Organização Ágil.

 

Business Agility: conceito

 

Podemos definir esta ideia como a habilidade no uso dos métodos ágeis (que, por sua vez, partem do Mindset Ágil) e que é inerente às companhias que realizam ou pretendem realizar negócios no ambiente digital. 

Por meio do Business Agility, é possível responder rapidamente às mudanças do mercado para aproveitar as oportunidades emergentes, valendo-se de soluções de negócios inovadoras. 

Para alcançar um Business Agility altamente performático, é recomendável que as equipes estejam comprometidas com a entrega de soluções sob as boas práticas do Lean e do Agile

A cada vez que as equipes de Agilidade são escaladas para realizar o desenvolvimento de um projeto, os encarregados ou “owners” de Agilidade têm a certeza de que em suas empresas são desenvolvidos produtos criativos, inovadores, de alta qualidade e a uma velocidade muito maior que a dos seus concorrentes.

No Business Agility, a entrega de soluções requer a participação ativa de líderes de negócios, tecnologia e equipes de Agilidade, de representantes do setor de TI (incluindo DevOps e DevSecOps), governança e compliance, assim como dos departamentos de finanças, jurídico e marketing.

Esta prática de Agilidade, de fato, possui a capacidade de reestruturar toda a cultura organizacional.

 

O que é Business Agility

 

Em outra definição, o Business Agility é determinado como o nível de tolerância dos negócios em relação às mudanças e circunstâncias dos mercados. Quanto mais ágil uma organização for, melhor será a sua adaptação a quaisquer transformações nos negócios, especialmente nesta era da consolidação do Digital Business.

Considerando termos de aplicação estratégica, podemos dizer que uma empresa que já avançou no fomento de uma mentalidade mais ágil  já se encontra mais apta a responder às mudanças e oportunidades, pois se configurou e estruturou como uma Organização Ágil.

Resumidamente: agilidade nos negócios, mudança cultural e transformação gerencial tornam-se marcas idênticas, enquanto uma organização evolui para enfrentar os desafios dos mercados, agora, muito mais digitalizados.

 

Curso Business Agility

 

A oportunidade de fazer a diferença nas organizações (por meio do trabalho em equipe proposto pela metodologia ágil) vem despertando a atenção de executivos de todas as áreas do conhecimento que pretendem moldar o futuro dos negócios.

Instituições de educação superior já oferecem especializações na área de negócios (em formato de pós-graduações e até mesmo MBAs), dada a demanda específica por este profissional “agilista”.

Vindos dos mais diversificados segmentos, estes profissionais generalistas vêm se capacitando para auxiliar as empresas em suas cruciais tomadas de decisão.

“O propósito de trabalhar sob o mindset do Agile é quebrar as fronteiras estabelecidas por ‘silos’ isolados de informação. Equipes de desenvolvimento ganham horizontalidade para acelerar a implementação de processos que transformam os modelos de negócios”, indica Dian Costa, head de Agilidade e Transformação Digital da Meta.

Para evoluir, o profissional da era dos negócios digitais deve estar preparado para aprender continuamente.

 

Use Business Agility

 

Seja no âmbito da gestão de mudança cultural ou nos processos e nas operações, o Business Agility oferece uma ampla gama de instrumentos que fazem uma organização ganhar escalabilidade.

Evoluir em estratégia, gerenciamento e criação de modelos de negócios se tornou mais simples com a ajuda de empresas especializadas em Gestão da Mudança e implementação de Centros de Excelência para processos organizacionais.

“Temos como propósito auxiliar as empresas em sua ‘evolução digital’. Nosso maior propósito é contribuir para que elas trabalhem melhor”, destaca Fernando Ruano, líder do Lean-Agile Center of Excellence (LACE) da Meta. “Esta evolução digital permite que as organizações simplifiquem e escalem os seus processos, e este objetivo se traduz em eficiência operacional”, indica Fernando. 

A Meta conta com equipes especializadas em Business Agility e aplicação para guiar e trabalhar com as organizações, independentemente do seu tamanho atual.

Contate o nosso time de especialistas! Trabalhamos para a sua evolução!

➡️  Quero implementar o Business Agility

Venha para a Meta! Somos especialistas em Business Agility para a sua evolução!

Compartilhe:

A Meta conduz organizações na conquista da maturidade digital dos seus negócios. É uma consultoria com mais de 30 anos de mercado e 3 mil colaboradores, com atuação global, e que entende a importância da aceleração dos resultados para manter os negócios relevantes em um mercado cada vez mais competitivo. A Meta oferece às organizações as soluções tecnológicas de transformação digital mais adequadas aos modelos e necessidades dos negócios e inspira uma mudança cultural – de ponta a ponta – gerando receita, reduzindo custo, e acima de tudo, valorizando as pessoas como principal capital dessa transformação.