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Olist, o novo unicórnio brasileiro

Olist, novo unicórnio brasileiro, aprimora sua arquitetura de integração aos canais de vendas

23/05/2022

Olist é uma startup brasileira que atua no segmento de e-commerce, sobretudo por meio de marketplace.

  • Empresa: Olist
  • Solução: Estratégia e Soluções Digitais
  • Local: Curitiba | PR
  • Setor: Tecnologia
  • Tamanho: Grande (1.000 a 9.999 colaboradores)
  • Empresa: Olist
  • Solução: Estratégia e Soluções Digitais
  • Local: Curitiba | PR
  • Setor: Tecnologia
  • Tamanho: Grande (1.000 a 9.999 colaboradores)

Solução Meta

Com aperfeiçoamento do fluxo de trabalho, Olist aumenta sua produtividade e destrava um crescimento exponencial

Com apenas seis anos de vida, o Olist, ecossistema de soluções de e-commerce para varejistas e marcas digitais, já coleciona títulos alcançados por pouquíssimas empresas. Em 2021, a empresa se tornou um dos mais novos unicórnios brasileiros e liderou o ranking Endeavor de empresas de maior crescimento no período. Em 2022, foi uma das cinco empresas brasileiras a integrar a lista da Growjo de startups de maior crescimento no mundo.

Estes grandes marcos foram alcançados nos últimos dois anos, período em que contou com a parceria estratégica da Meta. Segundo o CTO (Chief Technology Officer) do Olist, Bruno Martins, “A Meta foi um dos principais parceiros nessa jornada que levou o Olist a crescer mais de 200%, triplicar de tamanho e a melhorar em cerca de 95% o esforço de integração a um novo marketplace na plataforma”.

A parceria teve início com um planejamento de arquitetura para a área de canais de venda, mas não parou por aí. A Meta entrou no Olist com a missão de transformar a tecnologia em alavanca propulsora do crescimento. “E como especialistas de transformação digital sabemos que a mudança não se resume à troca ou implementação de uma nova tecnologia, mas se trata de pessoas e de cultura. E foi o que levamos para o Olist”;, afirma Jhonatan Ventorini, Executivo de Contas da Meta.

Foi a partir daí que a Meta passou a atuar como parceira estratégica do negócio. “A partir da engenharia de software, onde revimos toda a arquitetura atual da empresa, fizemos uma análise de geração de valor não somente em relação à tecnologia, mas ao negócio e sua necessidade atual”, lembra Ventorini.

A integração de canais é parte essencial do core business do Olist e trabalhar a arquitetura desses canais para acelerar o processo foi essencial para permitir a expansão da empresa. “O embrião foi tecnologia, mas a parceria com a Meta cresceu e nos ajuda também em outras áreas, de designer de produto a recursos humanos e no desenvolvimento de outras capacidades de tecnologia como segurança da informação, SRE, entre outras”, completa Martins.

JORNADA DA ACELERAÇÃO 
A história de conquistas do Olist também conta com a superação de desafios à altura. A empresa, que tem como missão empoderar o comércio unindo vendedores a marketplaces, encontrou um mercado em expansão com a aceleração da digitalização dos negócios gerada pela pandemia. No entanto, a empresa precisava acelerar seus próprios processos para dar conta de atender a um número crescente de comerciantes que precisavam dar vazão aos seus produtos em um mundo em que o comércio físico teve que fechar suas portas.

Somado a isso, a empresa obteve um aporte financeiro significativo e, portanto, necessitava garantir um crescimento acelerado, balizado por processos ágeis, sólidos e transparentes de governança, compras, orçamentos, segurança da informação, entre outros. A parceria da Meta com o Olist começa nesse momento crucial do negócio, em que era necessário aliar aceleração à capacidade de crescimento, tornando-a exponencial.

A primeira necessidade visível era a aceleração do processo de lançamento de um canal de venda que levava de seis a nove meses para integração técnica, mais o tempo de amadurecimento do canal na plataforma. O processo não tinha a agilidade demandada pelo mercado e necessitava contar com alta dedicação de um time grande de desenvolvedores. “Era um tempo muito alto, principalmente frente às nossas metas de crescimento. Então, contratei a Meta para fazer um trabalho junto com a gente de arquitetura” lembra Martins. A Meta foi responsável pelo desenho de uma arquitetura mais robusta, que se relacionasse com outros sistemas em andamentos, mas que permitisse a escalabilidade dos processos e do negócio.

O Olist, juntamente com a expertise e envolvimento da Meta, conseguiu reduzir em cerca de 95% o esforço para lançamento na plataforma de um canal de vendas, realizado hoje em 4 semanas e com um time menor de apenas quatro desenvolvedores. A Meta compreendeu logo no início que o desenvolvimento de uma arquitetura que possibilitasse a escalabilidade nos processos de criação dos novos canais teria um impacto direto no negócio, inclusive financeiro.

“Esse case de arquitetura acabou sendo um divisor de águas para mim porque eu provei o valor de ter uma área especializada e o que ela pode nos alavancar em termos de negócio. E hoje temos a nossa área de arquitetura com arquitetos supertalentosos trabalhando, sempre caminhando à frente do negócio”, declara Martins.

Parceria estratégica que transcende a tecnologia
A capacidade de desenvolvimento na velocidade que o cliente precisava foi o que garantiu o sucesso do trabalho da Meta. Mas houve também um diferencial muito importante que a elevou a parceira estratégica de tecnologia: a capacidade de entender o negócio do Olist como um todo e as suas necessidades. “Eu preciso entender a necessidade e o objetivo do cliente e aí a tecnologia vai se adaptar às essas necessidades”, explica Ventorini.

O CTO do Olist, Bruno Martins, destaca que a Meta se diferencia de outras consultorias na flexibilidade e abertura para desenhar uma solução que seja adequada a cada cliente. “Eu sempre vi muita abertura da Meta nesse sentido, eu trabalho com a Meta desde antes de vir pro Olist, de outras empresas, e eu sei o quanto a Meta abraça a causa do cliente e desenha uma solução que seja adequada para aquele cliente”, afirma.

A Meta colaborou com o projeto de forma transversal, com uma visão holística do cliente, trazendo profissionais e ajudando a rever os processos de contratação de recursos humanos. “A Meta nos ajudou e nos fez refletir sobre toda parte de Recursos Humanos, e nos tornou mais rápidos em nossos processos de contratação para que a gente corra atrás dos talentos de forma mais efetiva e mais rápida”, completa Martins.

“A Meta foi o grande parceiro que tivemos para chegarmos onde chegamos”

Bruno Martins
CTO do Olist

Resultado

95% menos tempo e esforço

Maior capacidade de integração de canais

Melhor usabilidade

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