Blog

Integração SAP acelera a Transformação Digital corporativa

Integração dos sistemas ao SAP torna as empresas mais inteligentes.

Integração SAP acelera a Transformação Digital corporativa

23/06/2022
Share:

Evolução nos negócios por meio da integração de sistemas


A digitalização plena traz inúmeros benefícios para conquistar novos clientes e mercados. No mundo digital, desenvolver
hubs tecnológicos permite que uma companhia otimize todos os seus processos e operações.

As ferramentas digitais contribuem para o desenvolvimento de novas soluções que permitem levar adiante estratégias e modelos de negócios renovados. À medida que o nosso mundo evolui, surgem maiores desafios para a expansão de clientes e conquista de mercados.

Para ajudar as empresas em seu desenvolvimento, há diferentes pacotes de best practices do sistema SAP, que podem ser utilizados como verdadeiras plataformas para o crescimento da organização através de integração SAP.

“As soluções da SAP Integration Suite podem ser implementadas em indústrias de bens de consumo, agropecuária, setor financeiro e bancário, além das empresas de varejo”, comenta Eliane Serrano, Head de Plataforma de Gestão e Delivery SAP da Meta.

 

Integração SAP com outros sistemas

 

A SAP é líder global em desenvolvimento de soluções tecnológicas de primeira linha.

Por exemplo: o SAP ERP permanece como ferramenta essencial para o gerenciamento de inúmeros processos de negócios em organizações de médio e grande porte, seja qual for a indústria ou o segmento.

Além disso, os sistemas SAP oferecem soluções de ponta a ponta para cenários e mercados que funcionam em tempo real. A empresa alemã atualiza constantemente as suas tecnologias para acompanhar a Transformação Digital dos negócios de perto.

Para auxiliar no aumento da produtividade corporativa, ela introduz soluções que atuam como uma eficiente plataforma de integração empresarial.

Em síntese, ao contar com a SAP, ganha-se um importante aliado para a construção de soluções tecnológicas internas, de acordo com as políticas de privacidade da organização. Dessa maneira, também é possível vincular aspectos estratégicos, de governança e operacionais que, juntos, compõem o ambiente da organização.

Ao integrar soluções de terceiros, o abrangente conector SAP impacta positivamente a esfera de negócios de tecnologia da informação, já que permite a criação de novas parcerias para o atendimento de um amplo espectro de clientes e consumidores.

 

Integração SAP ERP e SAP S/4HANA na nuvem

 

Empresas líderes em seus segmentos vêm aderindo de forma ostensiva à computação em nuvem. O conceito de Cloud se concretiza na realidade das empresas à medida que as operações ganham mais espaço no ambiente virtual.

Ao investir em TI e infraestrutura, as organizações buscam simplificar a complexidade dos seus processos de negócios. Nestes casos, ao desenvolver soluções compatíveis com SAP ERP ou SAP S/4HANA, pode-se aproveitar as customizações e extensões produzidas pelas empresas ao longo de sua história. 

Falamos de uma integração de ferramentas que se enquadra de maneira assertiva em relação às operações de empreendimentos específicos.

A “fusão” de aplicações de terceiros com o SAP ERP e SAP S/4HANA também traz outros benefícios, tais como:

  • Facilidade e simplicidade: um único gateway fornece todas as utilidades necessárias para realizar a integração de forma rápida, redirecionando os esforços das equipes de TI e cortando as despesas de integrações one-off baseadas em adaptadores.
  • Rapidez: em ambientes on-line, a velocidade é o fator mais relevante. Processos automatizados, como os de RPA integráveis ao SAP em nuvem, eliminam a lentidão na implantação e testagem manual, acelerando a integração de soluções.
  • Self-service tecnológico: a configuração intuitiva e o framework user-friendly contido na plataforma de gestão SAP permitem a configuração, a extensão e os testes de acordo com o ritmo do andamento dos projetos.

“Com as ferramentas da SAP, há acompanhamento em tempo real de toda a cadeia produtiva de um cultivo específico dentro do agronegócio, por exemplo. Assim, origem e rastreabilidade ficam disponíveis para acesso a qualquer momento. Esta abordagem tecnológica é essencial para empresas que estão adequando as suas práticas à agenda ESG”, afirma Eliane Serrano, da Meta.

Entre outros benefícios, as funcionalidades da SAP visam oferecer uma abordagem consistente (e simples) a quaisquer tipos de integrações das soluções tecnológicas produzidas pelas companhias.

 

Organizações inteligentes por meio de processos integrados

 

A abordagem de integração da SAP ultrapassa questões técnicas na implantação de novas aplicações: trata-se de uma visão de 360º sobre dados, tecnologias e processos, sempre focada na geração de valor para os negócios. Inovar, portanto, se torna o próprio cotidiano das organizações.

Com o SAP Integration Suite, a totalidade do processo de negócios ganha potencial de escala desde o gerenciamento de Leads, passando pelas solicitações e entregas das ordens de serviço, até a otimização da experiência de usuário em sua “jornada do consumidor”.

A plataforma de integração e gestão da SAP fornece a agilidade nos negócios que as companhias almejam para si, pois os dados deixam de estar “represados em silos” e ganham valor em todo o fluxo da cadeia empresarial.

Integrar recursos tecnológicos representa uma tendência de mercado. Em 2020, a Oxford Economics Study conduziu estudos cujos resultados indicaram que:

  • 25% das empresas pretendem se tornar plenamente integradas o mais rápido possível;
  • 88% dos líderes de integração indicaram forte elevação nos índices de transparência em suas operações;
  • 94% dos líderes de integração reconheceram aumento sobre as margens de lucro em suas operações.

Neste contexto, a tecnologia dos dados torna-se ainda mais relevante no competitivo mercado do Digital Business.

 

Como integrar SAP e Excel

 

A versatilidade da SAP permite que grandes massas de dados, com extensões como .XML ou .CSV, se integrem rapidamente às plataformas de gestão da empresa alemã. 

O SAP Integration Suite abre portas para acelerar os outputs de processos complexos, como a gestão e manutenção de complexas bases de dados. Em outras palavras, a transferência de dados por meio de arquivos torna-se mais ágil e simplificada.

Para cada migração de objeto, por exemplo, o cockpit da SAP fornece arquivos nativos do Microsoft Excel XML, que contêm os campos necessários para complementar a estrutura-alvo de SAP S/4HANA (caso haja necessidade de acessibilidade a uma plataforma baseada em nuvem). 

Essa “troca” realizada entre as soluções acaba otimizando os recursos de tempo e assertividade no gerenciamento das informações corporativas.

 

Como integrar SAP com Power BI

 

A tomada de decisão das empresas pode ganhar mais dinamismo por meio do SAP NetWeaver Business Intelligence e SAP HANA integrados ao Power BI. Veja alguns dos benefícios que as organizações podem alcançar:

  • Relatórios on-line, compartilhados de acordo com a posição organizacional; 
  • “Extensibilidade” por meio de integração de APIs;
  • Segurança digital integrada;
  • Extração de dados estandardizada, disponível pelas soluções SAP;
  • Capacidade de atualização de dados em tempo real;
  • Camada de aplicação integrada (motor XS).

 

Para um mundo globalizado, a Meta é a parceira tecnológica que, com a SAP, integra soluções produzidas por especialistas certificados.

 

➡️   Contate o nosso time de especialistas! Trabalhamos para a sua evolução!

Somos especialistas em transformação digital para o seu sucesso!

Share:

A Meta conduz organizações na conquista da maturidade digital dos seus negócios. É uma consultoria com mais de 30 anos de mercado e 2,5 mil colaboradores, com atuação global, e que entende a importância da aceleração dos resultados para manter os negócios relevantes em um mercado cada vez mais competitivo. A Meta oferece às organizações as soluções tecnológicas de transformação digital mais adequadas aos modelos e necessidades dos negócios e inspira uma mudança cultural – de ponta a ponta – gerando receita, reduzindo custo, e acima de tudo, valorizando as pessoas como principal capital dessa transformação.