Blog

BPO financeiro agiliza e transforma contabilidade corporativa

O Business Process Outsourcing simplifica processos de ordem financeira

BPO financeiro agiliza e transforma contabilidade corporativa

22/07/2022
Comparte en:

O que é BPO 

 

Para entender o que é BPO (Business Process Outsourcing), é necessário compreender o uso da tecnologia aplicada aos negócios: a terceirização de processos comerciais é praticada em empresas de médio e grande porte desde o início da década de 1990. Empresas de setores diversificados como os de aeronáutica, bancos e financeiras recorrem a organizações especializadas em tecnologia com a finalidade de implementar novas soluções que garantam uma melhor execução e escalabilidade de suas operações e processos (administrativos e produtivos).

O BPO é mais que uma tendência tecnológica. A terceirização de soluções corporativas ganha cada vez mais força porque ajuda a transformar o negócio dando foco principal a área core da empresa e colocando a execução de estruturas não core e operacionais para serem operacionalizadas e metrificadas através de serviços especializados de BPO, seja qual for o seu segmento de atuação.

O caso icônico da Kodak, que em 1989 implementou o Business Process Outsourcing na TI, mudou para sempre a indústria da terceirização de soluções tecnológicas (fonte: https://doi.org/10.1287/isre.3.4.334). A partir de então, as soluções de BPO vêm estimulando a redução de custos das empresas, pois entrega serviços otimizados ao mesmo tempo em que os torna muito mais acessíveis.

Um exemplo são as soluções de BPaaS contábil, baseadas em nuvem, estimulam a redução de custos, já que viabilizam a contratação de sistemas e softwares sem a necessidade de aquisição de licenças. Além disso, o serviço de BPO também possibilita o desenvolvimento de soluções específicas por parte das equipes de desenvolvimento tecnológico in-house.

Ao longo do tempo, o BPO evoluiu para atender outros segmentos (como de serviços de BPO financeiro). Em síntese, a evolução da indústria de terceirização é a representação de como as tecnologias inovadoras e disruptivas transformam a sociedade como um todo.

“Hoje nos referimos ao BPO como Business Process as a Service. Neste contexto, as automatizações sistêmicas e Robóticas (RPA) complementam o fator humano de análise na tomada de decisão”, destaca Cláudia Romanini, Head de Automação de Processos da Meta. 

 

O que é BPO financeiro

 

É possível definir o Accountability Business Process Outsourcing como a terceirização do desenvolvimento de soluções administrativas e tecnológicas, com o objetivo de atender a demandas específicas da área financeira de uma organização.

O BPO tem como proposta estabelecer instâncias favoráveis à virtualização de processos e, com isso, permite impulsionar a transformação digital das operações de uma companhia. Para isso, desenvolvem-se sistemas e aplicações capazes de entregar indicadores modelados (dados e informações) para adotar decisões assertivas em relação ao setor financeiro de uma instituição.

Uma vez que são estabelecidas parcerias no âmbito do BPO, as empresas conseguem manter o foco para promover ações orientadas diretamente ao seu core business e, desta forma, as companhias ganham mais em agilidade. Por sua vez, é importante destacar que, ao implementar o mindset característico do Agile, uma organização define parâmetros para práticas empresariais que vão estabelecer plataformas para a conquista de novos clientes e mercados.

A digitalização e a virtualização promovidas pelo BPO são capazes de criar um círculo virtuoso entre dados, informações, sistemas de gestão e governança. Além disso, simplifica a execução das operações, pois esquematiza de maneira transparente qualquer estratégia de negócios que uma instituição desenvolva a curto, médio ou longo prazo.

 

BPO financeiro: significado

 

Uma das razões mais relevantes para as empresas adotarem o BPO financeiro é o valor agregado dos dados e das informações modeladas que são obtidas a partir dos sistemas de gestão financeira organizacional. Relatórios de rápida interpretação e transparentes em seu conteúdo contribuem para acelerar a alocação de recursos para os investimentos empresariais no futuro.

Tarefas como emissão de notas fiscais e conciliação bancária ganham simplicidade quando executadas por inovadores sistemas de gestão financeira. A rotina burocrática torna-se mais dinâmica e desafiadora para os seus operadores, que devem manter os seus conhecimentos tecnológicos atualizados para aplicá-los às regulamentações financeiras vigentes.

Além disso, o conjunto de métodos, procedimentos e rotinas executadas pelos sistemas contábeis melhora a performance dos setores de finanças, pois é composto de ferramentas tecnológicas desenhadas especificamente para a resolução de problemas de cálculo financeiro e tributário.

O Business Process Outsourcing é traduzido, finalmente, em mais eficiência, produtividade e controle sobre o capital requerido para dar continuidade aos negócios de uma organização.

 

Tipos de BPO

 

A terceirização dos processos de negócios mostra a transformação acentuada das estruturas tradicionais das empresas e entrega um panorama amplo sobre o futuro das organizações – já inseridas em uma economia global cuja informação está mais consolidada devido, principalmente, às contribuições dos avanços tecnológicos recentes.

Ao implementar soluções de Business Process Outsourcing de TI e backoffice, uma empresa deve considerar os diferentes tipos de serviços disponíveis no mercado:

  • Outsourcing total: abrange a transferência de mais de 80% do orçamento de TI para ativos de tecnologia, incluindo o gerenciamento de processos de desenvolvimento digital, locação e contratação de mão de obra especializada;

 

  • Outsourcing seletivo: neste modelo de terceirização, escolhe-se um parceiro tecnológico (ou mais) para desenvolver soluções específicas para uma ou mais áreas (previamente selecionadas) da organização. Dedica-se entre 20% a 80% do orçamento de TI ao desenvolvimento de aplicações ou serviços de caráter virtual para otimizar operações e processos corporativos (sejam estes da ordem administrativa, financeira ou logística, por exemplo).

 

Fonte: The practice of outsourcing: from information systems to BPO and offshoring –  por Leslie P. Willcocks e Mary C. Lacity.

Vale destacar que, por meio do BPO seletivo, uma companhia tem a capacidade de escolher o parceiro tecnológico mais eficiente para solucionar os seus “gargalos tecnológicos”. Pelo processo de concorrência sadia, o mercado tecnológico evolui como um todo, junto com as organizações.

 

BPO financeiro e soluções de RPA (Robotic Process Automation)

 

As inovações disruptivas iguais à análise avançada de dados, automação de processos (RPA), Blockchain, contratos inteligentes e a Inteligência Artificial (IA) permitiram dar forma aos modelos de negócios atuais.

Espera-se que, nos próximos anos, mais áreas do departamento financeiro das empresas – como as de contas a pagar, faturamento, folhas de pagamento e planejamento tributário – contem com soluções baseadas em RPA. Em pouco tempo, até mesmo as auditorias poderão ser automatizadas mediante o uso de tecnologias de IA dentro do Hyperautomation

O próximo passo desta jornada tecnológica será marcado pelo mix de tecnologias cada vez mais avançadas. Atualmente, o RPA é capaz de fornecer dados e informações que “educam” a Inteligência Artificial (IA), com a finalidade de otimizar ainda mais as ferramentas de Machine Learning (ML), Process Mining, Task Mining e serviços em nuvem.

“Se as empresas desejam alcançar a sua Maturidade Digital em processos e operações, podem estabelecer projetos com o foco em RPA. Com a automação de processos, as empresas conseguem evoluir a partir do simples (departamento de backoffice, por exemplo). A automação pode marcar o início da Transformação Digital das organizações”, indica Cláudia Romanini.

 

BPO financeiro São Paulo

 

As organizações podem reduzir os custos de administração back-end por meio da automação de seus processos e operações. Assim, as empresas podem concentrar-se em atividades mais críticas para o desenvolvimento de seus negócios e estratégias.

Ao evoluir, uma organização alcança maior grau de Maturidade Digital para seguir crescendo no competitivo mercado do Digital Business.

Para apoiar este movimento, a Meta BPO conta com equipes especializadas em planejamento, desenvolvimento e implementação de soluções de BPO financeiro em São Paulo e também em todo o Brasil.

Avance em seus processos de BPO contábil, contate o time de especialistas da Meta. Criamos tecnologia e soluções para evoluir o seu departamento de finanças.

 

➡️   Quero implementar soluções de BPO Financeiro no meu negócio!

 

Converse com a Meta e receba o apoio de especialistas em BPO Financeiro no Brasil para a sua evolução.

Comparte en:

A Meta conduz organizações na conquista da maturidade digital dos seus negócios. É uma consultoria com mais de 30 anos de mercado e 2,5 mil colaboradores, com atuação global, e que entende a importância da aceleração dos resultados para manter os negócios relevantes em um mercado cada vez mais competitivo. A Meta oferece às organizações as soluções tecnológicas de transformação digital mais adequadas aos modelos e necessidades dos negócios e inspira uma mudança cultural – de ponta a ponta – gerando receita, reduzindo custo, e acima de tudo, valorizando as pessoas como principal capital dessa transformação.