Blog

Sistemas de ERP integram informações para potencializar negócios

Sistemas de planejamento estratégico corporativo otimizam processos em ambientes digitais.

Sistemas de ERP integram informações para potencializar negócios

14/12/2021
Comparte en:

Sistemas de ERP: definição

 

A definição do termo sistemas ERP (do inglês Enterprise Resource Planning) descreve as soluções que cumprem funções determinantes no planejamento dos recursos corporativos. Estes produtos para processamento de dados reúnem, em uma única solução, uma quantidade substancial de ferramentas capazes de otimizar o gerenciamento de quaisquer companhias, independentemente do seu tamanho.

Por meio da gestão ERP, companhias do mundo todo estabelecem as suas estratégias de curto, médio e longo prazo ao extrair dados de suas plataformas de informação.

Para execução de atividade e processos, cada empresa determina qual a melhor maneira de customizar o seu sistema integrado de gestão empresarial para estabelecer parâmetros claros em seus processos de negócios.

Em síntese, o ERP é uma ferramenta gerencial de extrema relevância para as instituições que desejam crescer de forma estruturada. Ao mesmo tempo, o Enterprise Resource Planning fornece uma plataforma de recursos que acelera a Automação de processos que facilita a execução de tarefas consideradas rotineiras. 

Assim, o conjunto de tecnologias contidas nestas soluções estabelece novas formas de processar e modelar dados e informações para estimular o correto planejamento das instituições.

 

Sobre o que é Sistemas de ERP SAP

 

A sigla SAP refere-se à abreviação de sistemas aplicativos e produtos focados em processamento de dados e representa hoje uma das soluções mais empregadas no ambiente corporativo em nível global.

O sistema SAP é responsável por integrar uma considerável quantidade de dados que, por vezes, estão distribuídos em ‘silos’ isolados de informação. Por meio das tecnologias aplicadas à informação, o SAP é capaz de reunir em uma única solução customizável toda a Data referente a setores de Contabilidade, Compras, Produção (inclusive de serviços), Recursos Humanos (RH) e Marketing. Outro destaque deste sistema é o que se refere à possibilidade de, sob uma única perspectiva sistêmica, permitir o processamento de informações gerenciais e de suporte à tomada de decisões.

Ao agregar o SAP às operações, os processos são passíveis de disponibilidade e escalabilidade permanentes. Contar com o auxílio do SAP é também garantia de que todos os dados armazenados estarão preparados para proporcionar uma otimizada BI (Business Intelligence) para pequenos, médios e grandes negócios. Independentemente da solução SAP contratada, líderes, executivos e colaboradores entendem que contam com a melhor ferramenta de ERP para o gerenciamento das operações.

 

Como funciona o sistema ERP SAP?

 

Sabe-se que o SAP ERP se torna o centro de operações quando uma companhia decide incorporar processos digitais em sua transformação orientada a atender demandas do Digital Business. Confiáveis e robustos sistemas de controle e gerenciamento de estoque, planejamento de produção e distribuição e finanças são mais do que itens secundários para companhias que almejam alcançar a maturidade digital.

Por meio de avançados métodos de processamento, o SAP ERP é capaz de apreender, modelar e devolver uma gigantesca quantidade de dados que podem ser empregados pelos diferentes departamentos de uma organização.

Se a esta capacidade de coleta e processamento de dados são adicionados instrumentos de Automatização e IA (Inteligência Artificial), outorga-se às informações um caráter determinante na entrega de insights relevantes para a criação de novos produtos e serviços. 

À medida que o SAP ERP é utilizado como plataforma, não é proibitivo o desenvolvimento de aplicações que podem integrar-se ao sistema. Não é coincidência que grandes desenvolvedores elaborem soluções que acabam potencializando ainda mais as funcionalidades imanentes do sistema SAP.

 

Sistema SAP ou ERP: qual é o melhor

 

O sistema SAP também pode ser descrito como uma solução ERP de ponta, pois estabelece a junção dos mais avançados recursos da tecnologia quando uma organização pretende exercer atividades via data centers, em nuvem ou de maneira híbrida. Ou seja, em termos tecnológicos, a história conjunta da SAP e sistemas de ERP se confunde ao se fazer sistemas robustos de gerenciamento e processamento de informação corporativa.

A versatilidade das ferramentas ERP da SAP estabeleceu parâmetros elevadíssimos no desenvolvimento de sistemas que permitissem a migração de dados do on-premise para a Cloud. E isto sem importar o tamanho da instituição. 

Para ajudar os pequenos negócios com o intuito de facilitar ainda mais os processos das pequenas empresas, a multinacional alemã desenvolveu a solução SAP Business One. Por meio do melhor controle sobre operações e transações, os empreendedores agora possuem uma visão muito mais abrangente de seus negócios. O melhor de tudo é que esta ferramenta opera em tempo real e estimula de forma on-line o aumento dos negócios.

Uma vez mais, a abrangência dos produtos ERP da SAP permite o alcance à tecnologia aplicada aos negócios seja qual for o tamanho do contratante.

 

Solução SAP S4/HANA

 

Sucessor dos SAP R/3 e SAP ERP, o S4/HANA (ou SAP for High-Performance Analytic Appliance) se caracteriza por oferecer todas as funcionalidades dos sistemas aplicados a produtos tecnológicos, por meio de bancos de dados em memória principal (ou in-memory database). Por meio desta aplicação orientada a sistemas computacionais de gerência de bancos de dados, a quase totalidade das informações corporativas permanece armazenada em uma ‘memória principal’ (seja sob o modelo on-premise, cloud ou híbrido) e não mais em discos rígidos locais.

“O S4/HANA, última versão da plataforma SAP, foi construída para suportar a Transformação Digital de uma empresa. O principal diferencial em relação às versões anteriores diz respeito a como o ‘core’ do software de ERP deixa de funcionar em monobloco e passa a funcionar como uma estrutura descentralizada e dinâmica”, indica André Fernandes da Meta. “Além de cobrir todos os processos do cotidiano, o SAP S4/HANA ‘libera’ equipes de desenvolvimento para que concentrem esforços na implementação de soluções externas, na forma de APIs, por exemplo”, comenta Fernandes.

Em fase já de adoção e implementação por grandes corporações, a curto e médio prazo, o S4/HANA pretende se tornar a solução número um entre as plataformas virtuais desenvolvidas para ERP. 

 

ERP e a Automação

 

As ferramentas de Automação ou de RPA (Robotic Process Automation) são implementadas por organizações que desejam adquirir maior velocidade na execução das tarefas repetitivas. Uma das ideias mais prevalentes entre os desenvolvedores é a que indica que ao substituir a mão de obra humana por “robôs”, ganha-se em efetividade corporativa pelos altos índices de resolução de processos que os ‘bots’ conseguem desenvolver.

Ao integrar tecnologias de RPA aos seus sistemas de ERP, obtêm-se ganhos em redução de custos e se consegue reinvestir recursos para desenvolver novos produtos que podem ser integrados às bases de dados.

A implantação de ferramentas de Automação em plataformas de ERP deve ser acompanhada por lideranças e gerentes, pois marcará a pauta do futuro das organizações que desejam incursionar no universo dos negócios cada vez mais digitalizados.

Em um ambiente que passa por uma Transformação Digital sem precedentes, os que saem na frente são aqueles que estimulam e adicionam tecnologias para auxiliá-los em suas estratégias de negócios.

O sistema de ERP SAP S4/HANA é, sem sombra de dúvidas, uma das ferramentas mais relevantes para as empresas contemporâneas. E que hão de permanecer como protagonistas em seus segmentos de atuação.

 

➡️  Conheça as soluções de SAP S4/HANA da Meta, maior SAP Gold Partner do Brasil
Contate nossos experts em RPA! Somos especialistas em Transformação Digital para o seu sucesso!

Comparte en:

A Meta conduz organizações na conquista da maturidade digital dos seus negócios. É uma consultoria com mais de 30 anos de mercado e 2,5 mil colaboradores, com atuação global, e que entende a importância da aceleração dos resultados para manter os negócios relevantes em um mercado cada vez mais competitivo. A Meta oferece às organizações as soluções tecnológicas de transformação digital mais adequadas aos modelos e necessidades dos negócios e inspira uma mudança cultural – de ponta a ponta – gerando receita, reduzindo custo, e acima de tudo, valorizando as pessoas como principal capital dessa transformação.