Blog

Mindset Digital e processos de mudança cultural corporativa

Transformar é o novo lema das organizações que pretendem se tornar Digital Business.

Mindset Digital e processos de mudança cultural corporativa

29/11/2021
Compartilhe:

Introduzindo o que é Mindset Digital

 

A cada novo ciclo tecnológico experimentado pela humanidade agregam-se demandas referentes a uma nova realidade. A vertiginosa existência contemporânea oferece novos desafios que permeiam todas as esferas do cotidiano. Aprender, trabalhar e progredir são atividades diretamente impactadas pelas drásticas transformações de cenários que, globalmente, se apresentam cada vez mais instáveis e desafiadores e a necessidade é cada vez maior de um mindset digital.

Como parte de um conceito denominado ‘Inteligência Digital’ (capacidade de uso de tecnologias e meios digitalizados de maneira eficiente, segura e responsável), surge a ideia do Mindset Digital, que, para especialistas em transformação digital, é fundamento e base essencial para o desenvolvimento dessa nova classe de inteligência e é considerado o elo entre o humano e a tecnologia.

Para líderes e colaboradores, é importante entender o que este novo tipo de ‘mentalidade’ representa em termos do progresso de sua ‘maturidade digital’. De maneira circular, as tecnologias, as experiências focadas no aspecto humano e tudo o que é relacionado a um novo modelo de negócios acabam se fundindo para marcar as pautas sobre o futuro dos Stakeholders (em suas formas individuais e institucionais) e Shareholders (acionistas e mantenedores) de quaisquer segmentos.

 

Razões para aquisição de Mindset Digital 

 

A ‘mentalidade digitalizada’ excede a ideia de elaboração de uma metodologia inovadora focada puramente em tecnologia. O tema Mindset Digital se tornou muito relevante para todo tipo de companhia (de incumbents a startups), pois reforça a importância de olhar as tecnologias incipientes a partir de novos pontos de vista. Um dos princípios desse novo olhar implica em reconhecer as novas instâncias em que as tecnologias devem ser aplicadas para tornar o trabalho individual e de equipe uma experiência que agregue valor.  Neste contexto, ao adotar o viés digital sobre o trabalho, se permite que a totalidade de um organismo se beneficie de uma nova forma de pensar os seus processos. Assim, acaba-se percebendo na tecnologia uma ferramenta que deve ser mais explorada. “Cabe ressaltar que toda transformação digital ou de cultura corporativa sempre busca beneficiar as pessoas”, destaca Simone Lettieri Dezan, Chief Digital Officer (CDO) da Meta.

 

Como desenvolver

 

Não é fácil determinar o momento exato de ‘nascimento’ de uma ‘cultura’. Ainda assim, especialistas indicam que para adotar o Mindset Digital é necessária a preservação de uma ‘mentalidade aberta’ às novas experiências laborais que valorizem a experimentação e a inovação. “Para as nativas digitais não há barreiras quando tratamos de inovação: a cultura digital é parte do DNA deste tipo de companhia”, indica Marcello Bosio, Head of Digital Strategy & Solutions da Meta. “Esta característica de ‘familiaridade’ com a tecnologia e a experimentação torna os novos produtos e serviços muito mais ágeis em seu desenvolvimento e lançamento. Organismos que possuem Mindset Digital, sem sombra de dúvidas, tendem a ser mais competitivos em suas estratégias para o Digital Business”, completa Bosio.

As inúmeras trilhas no ambiente de negócios digitais ainda precisam ser desbravadas. Neste contexto, inovar digitalmente não necessariamente significa revolucionar a tecnologia. Por exemplo, para uma área de suporte ao consumidor, transformar o seu Mindset Digital pode se traduzir em novas formas de atendimento ao cliente (por meio de uma seção otimizada de FAQs ou chatbots).

 

Mindset para Transformação Digital

 

Deve-se considerar a transformação digital como um processo pelo qual as instituições passam para estabelecer estratégias gerenciais e culturais que sirvam de fundamento para reforçar e ressignificar a sua presença no ambiente virtual.

Como parte de projetos de mudança cultural, a aquisição de Mindset Digital pressupõe uma ‘mentalidade’ orientada à curiosidade, adaptabilidade e flexibilidade humana: saber mais sobre tecnologias emergentes (5G, Big Data, Cultura Colaborativa em TI, Inteligência Artificial e comportamento nas redes sociais) pode representar um primeiro passo para que os empreendimentos introduzam programas relacionados à ‘maturidade digital’. Em outras palavras, para engajar colaboradores e clientes em suas jornadas de Mindset Digital, as empresas precisam estar atentas às tendências do mercado da informação, pois são estes os indicativos que finalmente marcarão o futuro, favorecendo as grandes transformações nos âmbitos laborais e produtivos.

 

Mindset para o crescimento profissional e corporativo

 

Para além de ‘quem’ deve passar por um processo de aquisição de Mindset Digital, as instituições se preparam atualmente para sinalizar claramente aos seus colaboradores que as mudanças são constantes. Segundo experts, as aplicações das novas tecnologias, como 5G, Blockchain e Inteligência Artificial, são praticamente infinitas para mentes que almejam implementar um Mindset que promova inovação e disrupção. Isto trará à luz novos talentos e oportunidades nas áreas de tecnologia. Indivíduos e áreas inteiras serão beneficiados pela nova abordagem digital nos processos de negócios.

Embora a descoberta de ‘talentos digitais’ gere real valor às companhias, apresentam-se, ao mesmo tempo, novos desafios para os setores de Administração e RH em termos de retenção desta mão de obra ‘superqualificada’. Estes setores deverão apostar em constantes abordagens de reciclagem de conhecimento destes profissionais, que frequentemente passarão por adaptações de funções que promovam o seu crescimento profissional. De fato, as novas carreiras tecnológicas, ainda incipientes e por se estabelecer, aguardam por profissionais ávidos para (re)aprender o que significa atuar no ‘novo ambiente tecnológico-laboral’.

 

Mindset Digital para líderes

 

Os ambientes de trabalho do século XXI são únicos por diversas razões. A adoção do Mindset Digital e a rápida evolução tecnológica mudarão para sempre as companhias e a forma como estas instituições se moldarão para continuarem ‘produtivas’.

Millenials e jovens talentos da Geração Z abrem espaço em níveis e cargos que abrangem das operações às diretorias das mais diversas iniciativas organizacionais. Jovens colaboradores demandam a incorporação de novas tecnologias que seus colegas mais antigos sequer conseguem assimilar ou compreender. Por outro lado, algumas tecnologias (como as de comunicação corporativa) seguem representando ‘pontos de encontro’ entre gerações. 

Ao estabelecer programas internos de transformação cultural mediante a implantação do Mindset Digital, busca-se, mais do que nunca, líderes que intervenham positivamente nestas novas relações profissionais. 

Mais do que a segurança de uma liderança ‘dominadora’ de tecnologia, jovens talentos digitais buscam líderes que possam servir de suporte para seus valores pessoais e que representam fonte de informação para o crescimento profissional.

Cabe aos líderes da transformação digital serem os ‘pivôs’ na implementação de um Mindset que permita aos colaboradores desempenharem as suas funções de maneira a apresentar os melhores resultados possíveis em suas tarefas diárias.

 

Potencializando as lideranças da Inteligência Digital

 

A nova inteligência gerencial baseada em Mindset Digital adota algumas práticas que potencializam o trabalho dos líderes digitais.

  • Adoção da ‘mentalidade do aprendiz’: todos os membros da companhia devem disponibilizar tempo e energia para depurar novas habilidades. Embora tome tempo aprender a ‘trabalhar com tecnologia’, todo esforço vale a pena!
  • Estabelecer uma jornada de aquisição de uma cultura digital que impacte equipes, e não só indivíduos: lideranças não devem estimular o ‘acompanhamento’ de novas tecnologias, devem incorporá-las para otimizar e beneficiar o trabalho de seus colaboradores.
  • Aproveitar, de fato, o poder dos dados: a data é o ‘coração’ do Digital Business. Ainda que um líder não conte com equipes de análises de dados, mesmo em contextos de implantação de Mindset Digital, as informações disponíveis podem ser utilizadas para determinar os próximos passos em relação às equipes que compõem uma organização.
  • Líderes da Inteligência Digital, mesmo que intuitivamente, sabem como ‘oportunizar’ as ferramentas tecnológicas que possuem: ao inserir o Mindset Digital entre os colaboradores, os dados ‘abstratos’ podem se transformar em insights que reformulam estratégias de negócios.

 

A (verdadeira) importância do Mindset Digital

 

Na criação de uma renovada abordagem do Mindset Digital, a tecnologia é só um meio para aplicar estratégias que conduzam as iniciativas empresariais em direção à sua Transformação Digital Plena.

Em uma relevante mudança para o Mindset Digital de ‘valor’, deve-se extrapolar o condizente à expertise tecnológica em prol das ‘pessoas’.

Será a estratégia em relação ao seu componente humano o real catalisador e veículo que conduzirá as companhias ao seu futuro sucesso no ambiente digital.

O futuro do trabalho passará, definitivamente, pela construção de um otimizado Mindset Digital.

 

Incorporando o Mindset Digital na sua organização

 

Os desdobramentos decorrentes das novas tecnologias apresentam desafios e oportunidades que sequer podemos imaginar. O momento para marcar presença, por meio disponibilidade tecnológica e escalabilidade digital, nunca foi tão favorável para empresas tradicionais e startups.

Para especialistas em tecnologia, este é um excelente momento para se digitalizar. “A Transformação Digital requer um Mindset em que dados sejam utilizados para gerar receita e ganhar valor ao longo do tempo. O futuro dos negócios, seja qual for o segmento, passa pelo Revenue Stream baseado na tecnologia”, assegura Bosio.

Na Meta, queremos que a sua organização seja parte desta transformação!

 

➡️  Saiba mais sobre as soluções digitais da Meta para a sua empresa 

Contate nossos experts em RPA! Somos especialistas em Transformação Digital para o seu sucesso!

Compartilhe:

A Meta conduz organizações na conquista da maturidade digital dos seus negócios. É uma consultoria com mais de 30 anos de mercado e 2,5 mil colaboradores, com atuação global, e que entende a importância da aceleração dos resultados para manter os negócios relevantes em um mercado cada vez mais competitivo. A Meta oferece às organizações as soluções tecnológicas de transformação digital mais adequadas aos modelos e necessidades dos negócios e inspira uma mudança cultural – de ponta a ponta – gerando receita, reduzindo custo, e acima de tudo, valorizando as pessoas como principal capital dessa transformação.