Notícias

Oito motivos para implementar a Solução SAP TDF | Karen Rodrigues

A solução da SAP TDF –Tax Declaration Framework – é mais abrangente que as outras soluções fiscais, que tem o objetivo de atender as obrigações acessórias e realizar a apuração de impostos. O TDF é uma plataforma de gestão fiscal que inclui uma solução de ponta a ponta no processo de negócio trazendo qualidade da informação, melhoria na produtividade, compliance e consequentemente, valor agregado para os setores de controladoria, fiscal, contábil e afins.

Em época de crise, a fiscalização é mais rigorosa e passa a exigir mais informações do contribuinte a partir de fiscalizações, novas regulamentações que podem gerar novas obrigações e maior complexidade para atender os requisitos legais.

Dentro deste contexto, como fica a área fiscal?

Principais motivos que levam a empresa a buscar a solução do SAP TDF:

 1- Migrar o software fiscal

Utilizar uma ferramenta que atenda requisitos legais garantindo a continuidade dos processos legais com qualidade e agilidade da informação gerada. Optar por solução fiscal que disponibilize atualizações legais em tempo hábil, sem correr o risco de realizar update de sistemas não assertivos requerendo aberturas de incidentes juntos ao fornecedor e consequentemente, tomando um tempo maior de atendimento aos requisitos técnicos.

2 – Melhorar os processos de TI

Melhorar a confiabilidade de cumprimento de prazos de entrega das obrigações acessórias e alavancar o nível de atendimento de novas demandas fiscais. Evitando desalinhamento entre a expectativa da área usuária e a equipe de TI. Este fator se torna crítico quando a equipe de TI não tem autonomia da solução, dependendo exclusivamente do provedor do software fiscal. Considerando o fato que para implementar qualquer requisito simples o custo de manutenção e com a consultoria pode ser extremamente alto.

3 – Auditoria preventiva:

Alguns Estados ja vem realizando o cruzamento de dados dos dados do XML (oriundos da NF-e) com as obrigações acessórias. Muitas vezes para agilizar a entrega de seus compromissos legais, a área fiscal realiza correções de dados de forma unilateral somente no software fiscal, mantendo divergente com dados transacionais que deram origem dos dados legais.

Empresas que possuem benefícios fiscais ou nichos de mercados específicos geralmente tem um processo de acompanhamento diferenciado por parte do fisco, que realiza auditoria e fiscalizações constantes e/ou solicita obrigações acessórias específicas.

4 – Banco de dados HANA

A solução SAP TDF requer a utilização de um banco SAP HANA e possui uma base de dados fiscais e contábeis centralizada que otimiza o consumo destas informações no sistema. SAP HANA, permite oferecer alta performance no acesso e processamento dos dados, pois possui a capacidade em processar grandes volumes de informações, e como consequência oferece aumento da produtividade dos recursos do departamento fiscal, contábil e afins.

5 – Informações em tempo real 

As informações dentro da solução estão disponibilizadas em tempo real, tornando-se sendo uma ferramenta para tomada de decisão baseada nos dados apresentados. A partir destas informações a empresa pode realizar planejamento tributário, analisar suas operações afim de revisar a acuracidade de seu processo se antecipando a fiscalização, bem como ser uma fonte de analise de dados.

6 – Arquitetura simplificada 

A solução utiliza o SAP Fiori, oferecendo uma interface amigável ao usuário oferecendo maior clareza do que precisa ser feito e os próximos passos, permitindo agir de forma mais rápida e efetiva.

A estrutura de dados no sistema possui nome dos campos e layout idênticas as utilizadas no programa Sped através dos guias práticos, eliminando necessidade de traduzir ao usuário a relação entre os dado do sistema para a obrigação que esta sendo gerada.

7. Plataforma aberta

A solução SAP TDF pode ser integrada com sistemas SAP e não SAP para compor seus dados a serem consumidos nas obrigações legais.

O complemento de informações e geração de outras obrigações fiscais podem ser realizadas por parceiros SAP a partir dos serviços disponibilizado no TDF. O cliente tem a opção de selecionar o parceiro desejado, não precisando manter-se vinculado exclusivamente a um fornecedor.

8. Solução da SAP

Solução estável no Mercado e que tem o compromisso de atender as obrigações legais no tempo necessário de implementação. Exemplo deste compromisso é percebido nas entregas das novas obrigações legais do eSocial e do REINF, onde a SAP disponibilizou a solução antes mesmo do governo disponibilizar o ambiente de comunicação e validação da obrigação.

Os comentários estão encerrados.