Blog

SAFe é Ágil?

O SAFe é o framework de Business Agility mais utilizado no mundo, certamente, mas será que ao utilizar o SAFe você “está sendo ágil”?

A resposta é sim. O que conhecemos por agilidade hoje tem suas raízes fortemente ancoradas nos princípios Lean, para o desenvolvimento de produtos, e nos princípios e valores do Manifesto Ágil para o desenvolvimento de software desde 2001. Preza por elementos como maximização da interação e colaboração entre pessoas, foco em resultados, transparência, adaptação rápida, experimentação e validação contínua, satisfação das necessidades do cliente, gestão do fluxo de trabalho, eliminação de desperdícios que não agregam valor, entre muitos outros.

Desta forma o SAFe, se bem executado, é um grande facilitador para materialização dos princípios, valores e práticas da agilidade em empresas que tem a necessidade de ser ágil em toda a sua cadeia de valor. O SAFe é baseado em valores como qualidade built-in, transparência, alinhamento, e execução de programas (que significa alinhar os objetivos de todas as pessoas e recursos envolvidos na construção de algo), e princípios como adoção de uma visão baseada em critérios econômicos (que representa valor), aplicar pensamento sistêmico, construir incrementalmente através de ciclos de aprendizados curtos e rápidos, gerenciar filas, sincronizar todas as pessoas dependentes em intervalos curtos e regulares, descentralizar a tomada de decisão, organizar em tordo do valor, para citar alguns.

Todas as práticas do SAFe visam ajudar a materializar os valores e princípios que são totalmente aderentes aos do Lean e da agilidade, e são disponíveis também mais de uma dezena de treinamentos e inúmeros aceleradores para ajudar as empresas em suas jornadas de adoção de Business Agility, hoje mais do que nunca, fundamental para o dinamismo que o mercado e consumidores exigem das organizações.

 

Os comentários estão encerrados.