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Web Summit Rio 2023

Confira os destaques do evento que concentrou as principais lideranças de tech e inovação

Web Summit Rio 2023: Inovação, IA e o Futuro dos Negócios

5/05/2023
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Web Summit Rio: destaques do maior evento de tecnologia do mundo

A primeira edição do Web Summit fora da Europa estreou com sucesso no Rio de Janeiro. O evento de inovação e tecnologia aconteceu no Riocentro entre os dias 1 e 4 de maio e contou com mais de 20 mil participantes. Como era esperado, o tema mais abordado foi a IA (Inteligência Artificial) e como ela afetará o mundo dos negócios. Em escala impressionante, foram expostas 974 startups, representando 28 indústrias, de 42 países. Ao todo, 506 investidores estiveram presentes e 400 palestrantes discursaram nos painéis do evento.

Dia 2 de maio – Web Summit Rio

Como centro de tecnologia e inovação, é claro que o Web Summit Rio começou com palestras sobre investimentos em startups. 

Em uma das primeiras palestras no Center Stage foi discutido o andamento dos investimentos na América do Sul de 2023 e qual é o futuro dos investimentos. Eric Acher, Founder & Managing General Partner na Monashees, argumentou que os próximos dez anos serão melhores que os últimos dez anos porque as tecnologias disruptivas são essenciais para o futuro: “Nós acreditamos que a América Latina está bem posicionada no mundo e iremos continuar atraindo capital para as melhores companhias sendo criadas”. Além disso, a maneira flexível como a América Latina engaja com tecnologia não se acha em outros lugares, argumentou Renata Quintini, co-founder na Renegade Partners. 

A América do Sul tem um desafio de achar quais novas tecnologias são tesouros escondidos, disse Gabriel Vasquez, Partner na Andreessen Horowitz. Na palestra Tendências de tecnologia de A a Z, ele discutiu o tema com André Miceli, Editor-in-Chief & CEO na MIT Technology Review Brasil. Quando se trata da infraestrutura de empresas, é essencial que haja um esforço por operações melhores e mais eficientes. Também em questão de CVC (Corporate Venture Capital) e Open Innovation, ele ressalta, “quanto mais o ecossistema desenvolve financiamento e parcerias, melhor o desempenho da região.”

Como você cuida do seu cliente no mundo digital? A resposta está no foco do cliente. 

Milton Maluhy Filho e José Félix, CEO do Itaú Unibanco e Presidente da Claro respectivamente, enfatizaram a necessidade de se ter uma jornada de cliente. “Canais digitais precisam estar à disposição dos clientes, personalizando [a jornada] de cliente grande até o cliente pequeno para que ele tenha uma experiência única”, colocou Maluhy Filho. Para ele, “tecnologia foi e é chave, ela é fundamental para as transformações que vão vir pela frente”, mas “sempre tendo aquele toque humano que é fundamental”.

Nós da Meta e Meta Ventures tivemos participação especial no Pitch Competition do Sebrae onde um dos jurados foi o nosso Head de Corporate Venture & Open Innovation, Marcio Flôres. “Muito interessante ver o alto nível das startups envolvidas no desafio e toda a possibilidade de conexão de negócios que o Sebrae entrega”, comentou Marcio, “estou animado para ver o que virá no nosso próprio desafio do Bring Your SaaS que continua com inscrições abertas.” A grande vencedora foi a Hoff Analytics, startup focada em soluções big data para construção civil. Se destacando entre outras onze startups,ela recebeu como prêmio um estande no Startup Summit 2023, que vai acontecer em agosto em Florianópolis, além de passagens, hospedagens e dois ingressos. 

No final deste dia, tivemos um Happy Hour com nossos clientes, onde promovemos um ambiente descontraído para ter mais conexões, networking e negócios.

Dia 3 de maio – Web Summit Rio

Desde palestras sobre o ChatGPT até os desafios da inovação corporativa, o segundo dia do Web Summit Rio teve conteúdo para todos os públicos.

Um dos destaques do dia foi a discussão sobre o futuro da programação com o uso de Inteligência Artificial. Durante sua palestra, o CEO da plataforma GitHub, Thomas Dohmke, criou uma versão funcional do “jogo da cobrinha” ao vivo em apenas 15 minutos usando a ferramenta Copilot, desenvolvida pela empresa. A demonstração indica os caminhos para o futuro da programação, com dias ou horas de trabalho feitos em minutos com um único comando.

As apresentações e discussões do evento também se concentraram nos desafios da tecnologia emergente que é a IA. Jeff Shiner, CEO da 1Password, destacou como a IA está tornando ataques de phishing mais realistas. Em vez do habitual e-mail dizendo “Clique aqui para desbloquear seu cartão de crédito”, as novas abordagens podem passar despercebidas pelas pessoas. 

Então, como tornar as contas e informações mais seguras? Removendo a principal recompensa buscada por hackers: informação pessoal. E esse cenário já começa a se tornar realidade. Na quinta-feira, 04/05, o Google anunciou que seus quase 2 bilhões de usuários vão poder deixar as senhas de lado e fazer login usando chaves de acesso como impressão digital ou reconhecimento facial. Se não soubermos nossas próprias senhas, então não há como roubá-las.

Apesar da discussão sobre Inteligência Artificial ter dominado o evento, o assunto “pessoas” foi recorrente nas apresentações, evidenciando a conexão entre os temas. Em um painel do evento, Daniela Braga, CEO da Defined.ai; Fernando Machado, CMO da NotCo, e Brad Haynes, da Reuters, debateram sobre como a IA generativa pode impactar o mercado de marketing e publicidade, já que o uso dessa tecnologia é frequentemente relacionado à geração de conteúdo. Daniela destaca a importância do fator humano na área: “Embora seja possível criar música, imagens e uma infinidade de coisas com IA, é fundamental ter um ser humano no processo de criação”. Já o CMO da NotCo, deixa claro que a tecnologia é uma ferramenta, não um fim. A IA deve ser usada com a mentalidade de negócios, e não para substituir pessoas.

Seja quais forem as metas e escolhas que as marcas precisem tomar, a premissa é única: as pessoas devem estar no centro dos negócios. E, em tempos de mudanças constantes como nos últimos anos, é ainda mais necessário olhar para dentro de casa. Cultura e gestão são tão importantes para o crescimento de uma empresa quanto a tecnologia. É isso que afirma Tassia Skolaude, CMO da Meta, em artigo para a Época Negócios. “É impossível inovar sem colocar as pessoas – e, consequentemente, a gestão – em primeiro lugar”, diz. Esse ponto de vista foi compartilhado pelo fundador e CEO da Olist, Tiago Dalvi, em um debate com os presidentes da Gupy e MadeiraMadeira, ao afirmar que, em tempos de incerteza, antes de focar em crescimento, é preciso seguir o lema back to basics e cuidar do core da empresa.

Na apresentação que encerrou o segundo dia do Web Summit, Cassie Kozyrkov, Chief Decision Scientist do Google, afirmou que apesar de todo o hype, a IA já existe em nossas vidas há muitos anos. Traçando uma linha do tempo, ela explicou que antes a IA era restrita aos pesquisadores, depois passou a ser usada também por engenheiros na prática para solucionar problemas de negócios. Agora, finalmente, os usuários podem acessar e interagir com ferramentas como o ChatGPT. Segundo Cassie, o que ocorreu nos últimos meses não foi uma revolução da IA, mas uma revolução de user experience, o que tornou a ferramenta mais simples e acessível. Hoje, em vez de trabalhar com instruções e códigos, passamos a fornecer exemplos do que deve ser seguido ao computador, ou seja, dados.

Além de um dia repleto de conteúdo e debates, ampliamos nossa participação no Web Summit promovendo um almoço para clientes em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC). No evento, o CEO da Meta, Telmo Costa e o Diretor de Innovation Research Center da FDC, Hugo Tadeu falaram sobre o estudo nacional de evolução digital e inovação de negócios, o Meta DXi, desenvolvido pelas duas instituições. Além da apresentação, o grupo especial de líderes de tecnologia participantes do evento compartilharam experiências e discutiram inovação e tecnologia.

Dia 4 de maio – Web Summit Rio

A digitalização como solução foi um grande destaque no último dia do Web Summit Rio. 

A tecnologia permite que a experiência para o usuário final melhore, facilitando a interação humana e não substituindo o ser humano. Servidores em nuvem ainda são uma realidade distante para as empresas, onde 90% dos servidores são on-site e a penetração da nuvem é apenas 10% do total. Também, se pegar o valor de mercado das empresas e dividir pelo PIB, menos de 1% das empresas brasileiras são digitais, disse Florian Hagenbuch, Founder & President da Loft. As oportunidades de digitalização são grandes e a transformação digital está só começando no Brasil; depois da pandemia e juntamente com a IA, as indústrias de saúde, educação e varejo têm as maiores possibilidades.

68% da população irá morar em cidades grandes até 2050 e isso trará grandes desafios para a logística da sociedade. A otimização e a automação são essenciais para montar a solução para isso, mas o cérebro humano paleolítico é o maior impedimento. A pandemia mudou as dinâmicas das cidades, mas criou uma Uberização das expectativas da logística que tem criado soluções para demandas e problemas que não existem, argumentou Parker Treacy, Co-founder & CEO da Cobli.

“O que a tecnologia vai fazer nos próximos 10 anos será como nada antes visto”, disse Santiago Fossatti, Partner na Kaszek. Antes, as empresas queriam só crescimento, mas com o passar do tempo as empresas estão focando muito mais em princípios e serem corretas, argumenta Fabio Carrara, Founder e CEO da Solfácil. Soluções para as mudanças climáticas são a maior oportunidade de investimento agora e no futuro.

Com isso, encerramos nossa participação no Web Summit Rio 2023! As tendências da tecnologia tanto no mundo das startups, nas cidades, nos negócios e no conteúdo já estão e continuarão impactando a sociedade. Além dessas palestras com incríveis insights, fizemos várias conexões com parceiros e clientes. Até a próxima!

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A Meta conduz organizações na conquista da maturidade digital dos seus negócios. É uma consultoria com mais de 30 anos de mercado e 3 mil colaboradores, com atuação global, e que entende a importância da aceleração dos resultados para manter os negócios relevantes em um mercado cada vez mais competitivo. A Meta oferece às organizações as soluções tecnológicas de transformação digital mais adequadas aos modelos e necessidades dos negócios e inspira uma mudança cultural – de ponta a ponta – gerando receita, reduzindo custo, e acima de tudo, valorizando as pessoas como principal capital dessa transformação.